segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Crises emergentes ameaçam sustentabilidade do Planeta   

Na palestra de abertura do IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, que ocorre no Rio de Janeiro, economista alerta que estilo de vida compromete preservação das espécies.

Na palestra de abertura do IV Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental, “Desafios da Rio+20”, ocorrida na manhã de quinta-feira (17/11), na PUC do Rio de Janeiro, o economista Ladislau Dowbor apresentou um gráfico que demonstra o avanço explosivo das PPMs (Partículas Por Milhão) presentes na atmosfera e que tem, como consequência, o aquecimento global, tratado como controvérsia inclusive no meio científico. O Congresso acontece até sábado (19/11) e reúne mais de mil pessoas, entre jornalistas e estudantes do Brasil e de países latinos, que discutem o tema “Imprensa e meio ambiente, uma aliança necessária”.

Durante sua palestra, Dowbor afirmou várias vezes que “estamos em guerra”, ao analisar o estilo de vida da população, considerado prosaico. Ele cita,como fatores que intensificam o avanço dos impactos ambientais e sociais, a explosão da população e do consumo, e a extinção das espécies, “que é uma catástrofe planetária, por prejudicar as cadeias alimentares”.

Para Dowbor, é preciso regulamentar e organizar o uso racional e regular dos recursos naturais, e diz lamentar a pesca oceânica, “que está liquidando a vida nos mares”, afirma. “É um conjunto de crises convergentes que estão se tornando uma ameaça num ritmo avassalador”, salienta o economista, ao defender a construção de processos decisórios inteligentes, que busquem redistribuir a renda e fortalecer as cadeias produtivas, usando, especialmente, os recursos oferecidos pelas 147 das 447 coorporações que dominam a economia mundial, a maioria de instituições bancárias.

Ladislau Dowbor destacou os Dez Mandamentos, “revistos e atualizados de forma irônica aos impenitentes”, que podem ser conferidos no http://dowbor.org/dez%20mandamentos.doc. Entre as orientações estão “não organizarás a tua vida em função do dinheiro”, “não ganharás dinheiro com o dinheiro dos outros”, e “não controlarás a palavra do próximo”.


Texto: Adriane Bertoglio Rodrigues

Fonte: EcoAgência de Notícias Ambientais

0 comentários:

Postar um comentário