terça-feira, 22 de novembro de 2011

Criando valor as nossas relações sustentáveis


Fotos: Hugo Norberto

Nosso #nexchat desta semana trouxe a terceira edição do Papo Sustentável. Desta vez, o bate-papo sobre sustentabilidade teve como tema: criando valor nas relações sustentáveis. Como criar valor em nossas relações? De que maneira inspiramos nossas conexões? As duas perguntas em forma de provocação deram o tom da nossa conversa.

O evento colaborativo quinzenal começou com uma dinâmica de grupo com o objetivo de identificar as conexões entre os participantes, ampliando as redes. Logo após esta atividade o bate-papo continuou por quase três horas. O consenso ficou para a certeza de que a sustentabilidade começa com uma ação individual e passa a inspirar a mudança em outras pessoas por meio das relações que criamos no dia-a-dia.

Nossa certeza como cidadãos é que ganhamos muito mais quando tentamos inspirar as pessoas a refletirem sobre a sustentabilidade do que quando tentamos impor nossas opiniões. Questionar as pessoas da mesma forma que nos questionamos a respeito de práticas sustentáveis é uma ótima forma de levá-las a reflexão sobre o tema.

Apesar dos diferentes pontos de vista, nosso bate-papo ainda trouxe outro consenso: o enorme espaço entre a discussão e as ações efetivas sobre sustentabilidade. Até por essa grande lacuna entre o falar e fazer que nossas ações precisam ser conjuntas, porque cada ação isolada acaba tendo um impacto menor do que poderia.

Falamos em como inspirar conexões para a sustentabilidade e que tipos de conexões podemos fazer não apenas para nós, mas também para os outros. Mas o que fazemos para inspirar nossas conexões?

Bom, nós aqui do Nex temos inspirado a sustentabilidade à medida que compartilhamos nossa visão sobre o tema com outras pessoas, quando criamos valor nas nossas relações, quando pensamos melhor e agimos melhor em prol da sustentabilidade, quando incentivamos mais o compartilhar do que o consumir.

E você, tem feito o que para inspirar a sustentabilidade? Junte-se a nós para a construção de uma sociedade mais sustentável.

Nosso #nexchat não termina por aqui. Acompanhe o @nexcoworking pelo twitter e nos ajude a levar o tema sustentabilidade em frente.

0 comentários:

Postar um comentário