quinta-feira, 16 de agosto de 2012

#coworker Nex - Tiago Bahi

Foto: Maria Mion

Tiago Bahi, 33 anos, natural de Porto Alegre, passou por alguns cursos até descobrir sua verdadeira vocação. Foi na Universidade de São Paulo (USP), enquanto cursava Engenharia Química, que descobriu sua ligação com a Tecnologia - área na qual atua. Trabalhou no Pólo Computacional da instituição e, em 1999, mudou-se para Paranaguá com sua família. Mais tarde, transferiu o curso de Engenharia para a UFPR, em Curitiba.

Foi na capital paranaense que Bahi continuou trabalhando com desenvolvimento de sistemas, contou com a ajuda de profissionais da área e conseguiu clientes de grande porte. Dedicando-se muito mais ao trabalho do que à faculdade, Bahi começou a atender empreendedores que estavam largando seus trabalhos fixos na época para se aventurarem na carreira autônoma.

Foi então que resolveu montar um provedor de internet exclusivo para seus clientes e uma agência de publicidade “secreta”. A partir disso, começou a cuidar do planejamento, de ações de marketing e do formato de vendas dos produtos de cada cliente em específico.

Pai de dois filhos e noivo, Bahi tem como livro de cabeceira “O que as crianças realmente querem que o dinheiro não compra”. Entre seus hobbys, o surf ocupa um lugar de destaque. “Sempre que posso e meus filhos deixam”, conta. Nos finais de semana, adora curtir a família.

Do que cuida um profissional de Tecnologia de Marketing?

Não sei se todos os caras que trabalham na mesma área que eu cuidam disso, mas tenho cuidado da saúde da empresa dos meus clientes. Receitas - Despesas = Lucro. Quanto maior o lucro, mais tranquilos os empresários vão estar. E é disso que uma empresa precisa para crescer: estabilidade.

Quais as dificuldades da profissão?


Hábitos. Maus hábitos. Sabia que uma pessoa precisa de (em média, claro) 30 dias para criar um hábito? Você não imagina quantos maus hábitos você tem e o quanto isso prejudica a sua saúde. No meio empresarial este número é multiplicado pela quantidade de colaboradores da companhia.

Para quem está começando na profissão ou iniciando a faculdade na área, quais os conselhos?

Existe um artefato mágico que se chama dinheiro. E as pessoas estão acostumadas a pensar "Quando eu receber X mil reais por mês, aí sim. Aí sim eu vou ter grana para realizar meus sonhos, levar uma vida boa e parar com essa correria desenfreada". Esse salário chega, mas a sensação de realização não depende do teu holerite ou pró-labore. Seus sonhos mudam. Então aproveite as coisas boas que estão acontecendo hoje! Você precisa de 30 dias pra criar o hábito. E assim, aproveitará sempre.

A área de marketing ainda é mais perceptível por empresas grandes do que pequenas. Esse raciocínio ainda está correto hoje em dia ou as empresa pequenas estão olhando com mais carinho para este departamento?

Sim! Está correto. Mas a velocidade de implementação em empresas pequenas é infinitamente maior. E isso faz com que as ações de marketing criem resultados muito mais rápido nestas empresas. Falta criar o hábito! ;)

Para mais informações sobre o trabalho do Tiago Bahi acesse o site: www.grupomv.com.br.

1 comentários:

Unknown disse...

SHOW, EXCELENTE ENTREVISTA, PARABÉNS PELO SUCESSO,,,

VESPA

Postar um comentário