terça-feira, 7 de agosto de 2012

O Coworking na visão dos acadêmicos


Nós, que praticamos o coworking no dia-a-dia entendemos bem todos os conceitos que cercam o tema. Mas, você já parou pra pensar se esse conceito de coworking é uniforme? Será que todas as pessoas vêem o coworking da mesma forma?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, feita durante três anos pelo professor Clay Spinuzzi, diferentes conclusões a respeito do tema podem ser tiradas. O professor visitou espaços de coworking nos EUA, conversou com coworkers e estudantes. As respostas foram contraditórias até mesmo por parte dos próprios donos de espaços de coworking.

Algumas pessoas definiram os locais de coworking como centros para uma comunidade local. Outros definiram como espaço de colaboração. Houve também pessoas que definiram como um hub para networking. De acordo com o estudo, Spinuzzi descobriu que os espaços se vendem muito como “unoffices”, e incentivadores de conexões mais formais do que informais. O mais interessante é quando a definição vem dos próprios coworkers. Alguns esperam trabalhar em paralelo, outros esperam trabalhar em cooperação.

Spinuzzi conclui a pesquisa afirmando que as configurações de pensamento são ricas, mas difíceis do ponto de vista acadêmico.

“Coworking parecia não ser uma única atividade em tudo, e certamente a compreensão dos coworkers se baseou muito em como eles se cruzam com outras atividades em rede. Essas interligações densas puxaram a compreensão dos coworkers em diferentes direções. Com um fenômeno altamente colaborativo, interorganizacional e fluído, uma análise da teoria dessa atividade parece difícil de aplicar”.

E vocês, o que acham? Existe uma dificuldade em explicar o coworking? É um conceito, de fato, complicado por ter tantas vertentes? Isso acaba sendo bom ou ruim?

Fonte: Movebla

0 comentários:

Postar um comentário