quinta-feira, 16 de agosto de 2012

#coworker Nex - Tiago Bahi

Foto: Maria Mion

Tiago Bahi, 33 anos, natural de Porto Alegre, passou por alguns cursos até descobrir sua verdadeira vocação. Foi na Universidade de São Paulo (USP), enquanto cursava Engenharia Química, que descobriu sua ligação com a Tecnologia - área na qual atua. Trabalhou no Pólo Computacional da instituição e, em 1999, mudou-se para Paranaguá com sua família. Mais tarde, transferiu o curso de Engenharia para a UFPR, em Curitiba.

Foi na capital paranaense que Bahi continuou trabalhando com desenvolvimento de sistemas, contou com a ajuda de profissionais da área e conseguiu clientes de grande porte. Dedicando-se muito mais ao trabalho do que à faculdade, Bahi começou a atender empreendedores que estavam largando seus trabalhos fixos na época para se aventurarem na carreira autônoma.

Foi então que resolveu montar um provedor de internet exclusivo para seus clientes e uma agência de publicidade “secreta”. A partir disso, começou a cuidar do planejamento, de ações de marketing e do formato de vendas dos produtos de cada cliente em específico.

Pai de dois filhos e noivo, Bahi tem como livro de cabeceira “O que as crianças realmente querem que o dinheiro não compra”. Entre seus hobbys, o surf ocupa um lugar de destaque. “Sempre que posso e meus filhos deixam”, conta. Nos finais de semana, adora curtir a família.

Do que cuida um profissional de Tecnologia de Marketing?

Não sei se todos os caras que trabalham na mesma área que eu cuidam disso, mas tenho cuidado da saúde da empresa dos meus clientes. Receitas - Despesas = Lucro. Quanto maior o lucro, mais tranquilos os empresários vão estar. E é disso que uma empresa precisa para crescer: estabilidade.

Quais as dificuldades da profissão?


Hábitos. Maus hábitos. Sabia que uma pessoa precisa de (em média, claro) 30 dias para criar um hábito? Você não imagina quantos maus hábitos você tem e o quanto isso prejudica a sua saúde. No meio empresarial este número é multiplicado pela quantidade de colaboradores da companhia.

Para quem está começando na profissão ou iniciando a faculdade na área, quais os conselhos?

Existe um artefato mágico que se chama dinheiro. E as pessoas estão acostumadas a pensar "Quando eu receber X mil reais por mês, aí sim. Aí sim eu vou ter grana para realizar meus sonhos, levar uma vida boa e parar com essa correria desenfreada". Esse salário chega, mas a sensação de realização não depende do teu holerite ou pró-labore. Seus sonhos mudam. Então aproveite as coisas boas que estão acontecendo hoje! Você precisa de 30 dias pra criar o hábito. E assim, aproveitará sempre.

A área de marketing ainda é mais perceptível por empresas grandes do que pequenas. Esse raciocínio ainda está correto hoje em dia ou as empresa pequenas estão olhando com mais carinho para este departamento?

Sim! Está correto. Mas a velocidade de implementação em empresas pequenas é infinitamente maior. E isso faz com que as ações de marketing criem resultados muito mais rápido nestas empresas. Falta criar o hábito! ;)

Para mais informações sobre o trabalho do Tiago Bahi acesse o site: www.grupomv.com.br.

Assessoria de Imprensa: ferramenta para seu negócio ser notícia


Neste sábado (18), vamos receber aqui no Nex Curitiba um seminário de Assessoria de Imprensa para profissionais autônomos. A iniciativa é da coworker e jornalista Jaqueline Pereira - palestrante e Especialista em Comunicação Jornalística -  que apresentará, em quatro horas de exposição, conceitos teóricos e práticos de como turbinar o marketing de empresas e torná-las visíveis em espaços editoriais.

O seminário é direcionado aos profissionais liberais, estudantes e interessados que estejam à procura de uma gestão assertiva com o mercado através do uso estratégico da Assessoria de Imprensa. A metodologia do treinamento combina conceitos teóricos na primeira parte e na segunda, debates, perguntas e orientação personalizada.

Quando? Neste sábado, 18 de agosto.

Horário: 8h30 às 12h30

Onde? Nex Coworking Curitiba. Rua Comendador Araújo, 534, Sala 3, Batel.

Confira abaixo a grade detalhada:

Conceitos

- Por que os profissionais liberais e autônomos precisam de comunicação com mercado e de assessoria    de imprensa;

- Como funciona a imprensa e como trabalham os jornalistas;

- Diferenciação entre espaço publicitário e pelo editorial;

- Comunicação assertiva com a imprensa é conquistar pela credibilidade, pela informação relevante;

- Despertar o interesse pelas interações éticas e duradouras com a imprensa;

- Mostrar oportunidades de visibilidade na imprensa;

- Alertar para riscos de crise de imagem.


Práticas de gestão

- Funcionamento e montagem de processo de boas práticas de assessoria de imprensa;

- Relacionamento com mídia e mercado;

- Definindo a imagem do profissional e a melhor forma de comunicá-la ao mercado;

- Como elaborar um briefing para criação de notícia;

- As ferramentas da assessoria de imprensa – como e quando usá-las com eficiência. Planos e

orçamento de assessoria de imprensa. Contratação de terceiros;

- A estrutura de uma ação de assessoria de imprensa pontual;

- A estrutura de ação de assessoria de imprensa.


Atitudes e habilidades


- Por que o profissional liberal precisa estar preparado para conceder entrevistas e estabelecer conexões com jornalistas;

- O perfil, a missão e o serviço disponibilizado pelo profissional liberal;

- A criatividade na comunicação e interação com a imprensa.


Investimento

R$ 120,00 (até dia 13/08)
R$ 135,00 (até dia 17/08)

Coffee break incluso.

Inscrição/informações: 

palestras.imprensa@hotmail.com
41 9127-7111


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Coworking day 2012!



Nesta quinta-feira (9) comemoramos o Coworking Day, ou dia mundial do Coworking. A data foi instaurada porque marca a criação do conceito de coworking há sete anos atrás, nos Estados Unidos.

Como não poderia ser diferente, aproveitamos este dia para ampliar as pontes. Além do #freeday, com convidados usufruindo do escritório de forma gratuita, atividades foram realizadas com o intuito de aproximar as pessoas e divulgar ainda mais o conceito de Coworking.

Curitiba -  Em Curitiba mantivemos nossa rotina do Café Coletivo, mas desta vez com uma comemoração especial. O resultado foi a casa cheia e muito bate-papo com troca de experiências entre nossos coworkers. Exposição fotográfica e um “Post it War” também marcaram nosso dia e, claro, tudo organizado por nossos coworkers.






















Londrina – Além do Café Coletivo,  o Nex Londrina lançou um “Post it War” com verdadeiras obras de arte. O like do Facebook, Homer Simpson e o Incrível Hulk também marcaram presença.




Cascavel – Além do tradicional Café Coletivo e do #freeday, presente em todas as nossas unidades, o escritório de Cascavel recebeu uma visita especial: uma equipe de reportagem da RIC TV  que produziu um belo material sobre o Nex e o conceito de coworking, novo na cidade.



O balanço das nossas atividades conjuntas neste dia foi especial, pois cumprimos nosso objetivo. Aproximamos ainda mais o coworking da sociedade e também as pessoas que fazem parte do nosso círculo. Mas isso tudo é só o começo. Aguardem mais novidades nas unidades do Nex Coworking! 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Coworking Day: nosso dia também é o seu dia!


Dia 9 de agosto é uma data especial para nós. Conhecida como o Coworking Day - ou simplesmente o dia Mundial do Coworking - a data celebra o dia em que Brad Neuberg criou o conceito nos Estados Unidos há 7 anos atrás.

Com uma idéia simples: compartilhar um espaço entre profissionais e empresas ele conseguiu mudar a forma como milhares de pessoas ao redor do mundo trabalham. Somente no Brasil já são mais de 70 coworkings ativos. Nós do Nex já temos três unidades no Paraná e como diria a música de uma famosa torcida: “Não para, não para, não para”.

A nossa cena, neste ano, está movimentando-se. Uma das principais ações é o Free Day. Ou seja, utilize um espaço de coworking sem custo nenhum durante o dia que marca a criação deste conceito.

Diversos espaços já adotaram a idéia e, claro, nós do Nex não poderíamos ficar de fora. Em qualquer unidade nossa (Curitiba, Londrina e Cascavel) você poderá utilizar o espaço de forma gratuita, para conhecer melhor o conceito e ficar familiarizado com uma infra-estrutura de primeira e colegas de trabalho competentes e animados.

Entre em contato conosco e agende uma visita!

curitiba@nexcoworking.com.br
londrina@nexcoworking.com.br
cascavel@nexcoworking.com.br

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Nex abre as portas para mais um curso de Inglês


                   

Está valendo! Já estão abertas as inscrições para a nova turma de inglês aqui no Nex Coworking Curitiba. A iniciativa é do nosso teacher Rafael Brasil Pompeo - professor de idiomas e consultor linguístico – que irá abrir sua terceira turma aqui no Nex.

O Rafa leciona há 8 anos e seu método de ensino está focado na comunicação, usando como base materiais de interesse de cada aluno ou grupo. O curso é voltado para conversação e seguirá uma abordagem temática. O assunto? Notícias Internacionais (textos, vídeos e curiosidades). As aulas, de nível básico a intermediário, serão ministradas nas quintas-feiras, das 19h às 21h.

Aproveite essa oportunidade e aprimore seu inglês com a gente. As aulas começam em setembro aqui no Nex Coworking Curitiba (veja o mapa aqui.). Garanta já a sua vaga! 

E a matrícula?
Gratuita.

O professor
Rafael Brasil Pompeo é formado em Letras e Alemão pela Universidade Federal do Paraná. Estudou inglês durante 1 ano em Londres e já foi consagrado com bolsa de estudos na Universidade de Leipzig, Alemanha. Hoje, além de lecionar inglês e alemão, atua como intérprete e tradutor.

Quer participar? Então corra porque as vagas são limitadas!

Mais informações
: 41 8443-3261 / rafaelbrasilpompeo@hotmail.com

O Coworking na visão dos acadêmicos


Nós, que praticamos o coworking no dia-a-dia entendemos bem todos os conceitos que cercam o tema. Mas, você já parou pra pensar se esse conceito de coworking é uniforme? Será que todas as pessoas vêem o coworking da mesma forma?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade do Texas, feita durante três anos pelo professor Clay Spinuzzi, diferentes conclusões a respeito do tema podem ser tiradas. O professor visitou espaços de coworking nos EUA, conversou com coworkers e estudantes. As respostas foram contraditórias até mesmo por parte dos próprios donos de espaços de coworking.

Algumas pessoas definiram os locais de coworking como centros para uma comunidade local. Outros definiram como espaço de colaboração. Houve também pessoas que definiram como um hub para networking. De acordo com o estudo, Spinuzzi descobriu que os espaços se vendem muito como “unoffices”, e incentivadores de conexões mais formais do que informais. O mais interessante é quando a definição vem dos próprios coworkers. Alguns esperam trabalhar em paralelo, outros esperam trabalhar em cooperação.

Spinuzzi conclui a pesquisa afirmando que as configurações de pensamento são ricas, mas difíceis do ponto de vista acadêmico.

“Coworking parecia não ser uma única atividade em tudo, e certamente a compreensão dos coworkers se baseou muito em como eles se cruzam com outras atividades em rede. Essas interligações densas puxaram a compreensão dos coworkers em diferentes direções. Com um fenômeno altamente colaborativo, interorganizacional e fluído, uma análise da teoria dessa atividade parece difícil de aplicar”.

E vocês, o que acham? Existe uma dificuldade em explicar o coworking? É um conceito, de fato, complicado por ter tantas vertentes? Isso acaba sendo bom ou ruim?

Fonte: Movebla