segunda-feira, 4 de junho de 2012

#Coworker NEX - Rafael Pompeo




Professor de idiomas, tradutor e intérprete. Formado em Letras (Português –Alemão), Rafael Pompeo, natural de Curitiba, 34 anos, tem como experiência internacional um ano de estudos em Londres e um ano de bolsa de estudos na Universidade de Leipzig, na Alemanha, fatores que credenciam sua grade profissional.

O gosto em aprender idiomas foi um dos fatores que o levaram a estudar Letras. Para quem está começando a profissão, Rafael aconselha ter paciência até conquistar uma boa clientela. Com duas turmas de inglês no Nex e dezenas de alunos espalhados por toda a capital seu método objetiva desenvolver a habilidade da comunicação, usando sempre como base materiais de interesse de cada aluno ou grupo.

Apaixonado por idiomas, música, natação e filmes, Rafael tem entre seus hobbies favoritos, tocar como DJ em festas e desenhar.


Para quem está começando na profissão ou iniciando o curso superior, o que você diria?

 É necessário paciência, principalmente no início, até você conquistar uma clientela boa.

Hoje você dá aulas de inglês e alemão? São aulas particulares ou com turmas em algum local?

Dou aulas particulares das duas línguas. Tenho 2 turmas de inglês no NEX. Também faço traduções e serviços de intérprete nos dois idiomas.


Por quê optou por um escritório de coworking? Tem algum aspecto que lhe chamou mais atenção nesse tipo de forma de trabalho?

Optei pelo coworking porque é o tipo de escritório que mais se adapta às minhas necessidades: preciso de um espaço para conhecer pessoas novas, divulgar o meu trabalho e não tenho necessidade de um escritório só para mim, pois dou as aulas particulares em casa ou na casa do meu aluno. O que mais me chamou atenção neste tipo de trabalho é o senso de comunidade e cooperação que ele transmite.

Durante o período que morou em Londres e Leipzig, o que te chamou mais atenção? Seja nas cidades ou nas pessoas.

Londres é dinâmica, muita coisa acontece lá, então é uma cidade excitante. É muito fácil se apaixonar por ela. Leipzig é bem menor (muito bom para se locomover de bicicleta por toda a cidade!) e se localiza na antiga Alemanha Oriental. As pessoas de lá parecem ter um senso maior de comunidade, elas me parecem mais humanas, menos ligadas ao consumo, como em Londres.

No intervalo do trabalho no Nex gosta de..... conversar com os coworkers e conhecê-los melhor. 

0 comentários:

Postar um comentário