sexta-feira, 9 de setembro de 2011
#nexchat aborda startups
Startups: esse foi o tema da quarta edição do #nexchat, evento colaborativo que ocorre quinzenalmente aqui no Nex Coworking. Baseado no propósito de: traga um olhar e leve diversos olhares, nosso quarto evento reuniu mais de 20 profissionais de diversas áreas. Advogados, administradores, profissionais de comunicação e design e estudantes conversaram e trocaram experiências durante quase 3 horas sobre as oportunidades de negócios das startups.
A mediação do bate-papo ficou por conta do pessoal do Bloompa, startup que atua na área de social commerce e tem o intuito de melhorar a experiência, organização e apoio à decisão dos consumidores online.
Pra quem não sabe o que são startups, o NEX Blog explica. Existem diferentes conceitos, mas basicamente são empresas recém criadas ou em fase embrionária baseadas em ideias ainda não experimentadas no mercado. A inovação é pressuposto!
Recentemente a revista Exame, baseada em um estudo denominado Startup Genome Report, listou fatores que fazem com que uma startup dê certo. O relatório apontou que fundadores bem informados e assessorados tendem a se dar melhor. Ainda de acordo com a pesquisa, fundadores de startups que se comunicam com outras startups tem uma probabilidade maior de que seu negócio tenha êxito.
O NEX Blog traz algumas das principais conclusões do relatório:
1. Fundadores que aprendem têm sucesso. O estudo concluiu que startups que contam com o apoio de mentores, que ficam de olho nas métricas e que têm líderes que aprendem com outras startups faturam sete vezes mais e têm uma taxa de crescimento 3,5 vezes maior.
2. Startups que redirecionam o modelo de negócios uma ou duas vezes captam 2,5 vezes mais dinheiro, têm 3,6 vezes mais chance de crescimento e 52% menos chance de tentar crescer antes da hora que as que o fazem mais de duas vezes ou nenhuma.
3. Muitos investidores investem de duas a três vezes mais capital que o necessário em startups que ainda não encontraram uma solução para problemas. Eles também tendem a investir acima do necessário em times que não têm representantes técnicos, apesar das menores chances que equipes com este perfil têm de ser bem-sucedidas.
4. Investidores que se envolvem diretamente no dia a dia do negócio não têm muito efeito na performance operacional, mas os mentores certos influenciam a capacidade da empresa para levantar dinheiro.
A pesquisa completa pode ser encontrada aqui.
Esta edição do #nexchat foi realizada em parceria com o Bloompa e teve o apoio da MIND.
Mais informações podem ser obtidas pelo email eventos@nexcoworking.com.br ou pelo telefone 41 3023-7061. Não deixe de seguir o NEX no twitter: @nexcoworking.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário