quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Educação para a Sustentabilidade

(foto: Hugo Norberto)
(foto: Hugo Norberto)
A educação para a sustentabilidade foi o tema do nosso #nexchat desta semana. Será que nosso modelo educacional está formando cidadãos conscientes e capazes de agir de maneira colaborativa? De que forma estamos formando as gerações futuras? Que mundo estamos construindo?

A partir dessas perguntas muitas ideias e opiniões foram compartilhadas. As opiniões foram diversas, mas prevaleceu o sentimento de que o nosso modelo educacional ainda é muito deficiente no que diz respeito à sustentabilidade, favorecendo a formação de pessoas individualistas e pouco colaborativas. Vejam que o debate foi profundo!

Educadores, estudantes e profissionais de diferentes áreas trocaram experiências e visões sobre o sistema educacional brasileiro e os desafios que a educação impõe para sociedade. E a conversa contou com a participação de uma visitante ilustre, a Pietra, de 11 anos. Ela veio acompanhando os pais, Pablo e Érica, ambos coworkers do NEX. E, além de nos alegrar com a sua presença, a Pietra nos brindou com uma participação brilhante no debate. "As crianças também precisam participar dessa conversa, afinal, nós é que estamos no dia-a-dia da escola", disse.

Quem trouxe a provocação para o bate papo foi o pessoal do OpenLab, uma instituição que cria oportunidades no campo do desenvolvimento humano e desafia as pessoas a experimentar novas formas de percepção, atuação e de expansão do potencial humano, agregando valor a sociedade e as futuras gerações.

Os #nexchats estão cada vez mais dinâmicos, divertidos e cheios de conteúdo! Cada um traz sua experiência, informação e juntos vamos construindo novos pensamentos, redes de ideias e atitudes. No fim, todos saem sabendo um pouquinho mais do que quando chegaram. Além de muita conversa surgem também novas amizades, parcerias e temas para próximos eventos.

Ainda há muito o que falar sobre Educação e Sustentabilidade. O bate papo foi só o ponta pé inicial para novas conversas e contatos. Participe, deixe seu comentário em nosso Blog, Twitter, Facebook e participe dos próximos bate papos!

---

O OpenLab repassou alguns videos sobre o tema debatido. Vale a pena dar uma olhada!

PS: O primeiro vídeo (Mudando Paradigmas na Educação), tem legendas em português. Basta clicar em CC.










0 comentários:

Postar um comentário