sexta-feira, 29 de março de 2013

Feliz aniversário, Curitiba!

[♫ Para ler ouvindo ♫ ] 




O tema do último NexChat foi Curitiba: Diversos Olhares. Contamos com a presença de curitibanos do interior do Paraná, de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Argentina e até de Curitiba, para debater aspectos de planejamento urbano, intervenções criativas na cidade, perfil do curitibano, passado, presente e futuro da nossa querida Curitiba!

E como nós adoramos compartilhar, resolvemos aproveitar o aniversário de Curitiba para dividir algumas dicas culturais, literárias e turísticas que surgiram durante o bate-papo:

Festival de Teatro de Curitiba - Dispensa apresentações: http://festivaldecuritiba.com.br/.

Programação SESI Cultura - Cinema, teatro, exposições e palestras. Vale a pena conferir: http://www.sesipr.org.br/cultura/.

Programação do SESC-PR  - Falamos .de eventos no Paço da Liberdade e Portão Cultural, mas confiram a agenda completa do Sesc. Tem muita coisa bacana, tanto na área cultural, quanto esportes, turismo e ações sociais: http://www.sescpr.com.br/.

Fundação Cultural de Curitiba - Digamos que é o canal oficial da programação de eventos de Curitiba: http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/.

Série do G1 sobre Lendas Urbanas Curitibanas - Entrevista do Marcos Juliano e mais informações sobre a lenda do Pirata Zulmiro, Loira Fantasma e Túneis de Curitiba. http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/03/passagens-secretas-tuneis-de-curitiba-eram-abrigos-antinazistas.html.

Livro Cidades para um pequeno Planeta - O arquiteto Richard Rogers apresenta neste livro, baseado em suas conferências de Reith (1995), um novo e radical programa de ação para o futuro das cidades: http://www.skoob.com.br/livro/resenhas/113560

Livro Cidades Criativas - Foi diante da ausência de soluções efetivas para os mais diversos problemas das grandes cidades,  que a doutora em urbanismo, Ana Carla Fonseca, decidiu organizar o livro Cidades Criativas – Perspectivas, lançado em 2009. http://catracalivre.folha.uol.com.br/geral/livro/indicacao/disponivel-para-downloadcidades-criativas-destaca-solucoes-para-problemas-urbanos/

A cidade ideal - Leiam também a entrevista do autor aquihttp://www.creativeclass.com/_v3/whos_your_city/.

Rede de Economia Criativa do Paraná - Blog da Redec com agenda e artigos sobre economia criativa: http://redecpr.blogspot.com.br/

Harlem Shake - Como se fala em Curitiba - Curitibano não dança Harlem Shake com Estranhos? http://www.youtube.com/watch?v=o4ouC1nSFo4

Aproveitamos para agradecer novamente a presença de todos: a arquiteta e urbanista, Glaucia Dalmolin por dividir o conhecimento e paixão pela Rua Comendador Araújo e as paisagens curitibanas; o pesquisador Marcos Juliano Ofenbock pelas histórias e lendas sobre passagens secretas e túneis subterrâneos e a arquiteta Camila Tkatch por dividir seu trabalho xodó sobre  intervenções artísticas na cidade.

E também as ótimas contribuições de Hannah Lima, que representou o trabalho super bacana da EcoBike Courier; Aparecida Nogaroli e Débora Rocha, do Movimento Nossa Curitiba; Rubia Stein do Nascimento, da Rede de Economia Criativa do Paraná, Kissia Stein, Alexandre Kenji, Klauber Treviso, Helena Pellanda, Gustavo Andrade, Erica Marques, Pablo Esquivel, Ana Paula Doring, Rafael Funcia, Alloyse Boberg, Matheus Briese, Clarissa Rahe e Daniel Moralles.

Muitos já são de casa e sabem de cor e salteado o caminho, mas aqueles que estiveram no Nex pela primeira vez, esperamos uma próxima visita para um cafézinho, uma boa conversa e quem sabe uma segunda edição do evento, já que faltou tempo para tanto assunto! E quem perdeu, fique atento na nossa agenda de eventos, que logo tem mais!

0 comentários:

Postar um comentário